quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Perder é ruim?

Hometown Glory by Adele on GroovesharkAntes de qualquer coisa: dê o play!

Michelangelo disse uma vez que o melhor jeito de julgar os elementos essenciais de uma estátua é jogá-la de um morro e as peças que não forem importantes vão se quebrar. As vezes a vida é assim, ela nos joga morro abaixo, mas quando atingimos o fim e só restam as coisas mais importantes é quando nossa visão clareia. É quando nos agarramos ao que conhecemos, enquanto a esperança se mexe dentro de nós.
- One Tree Hill



Antes de qualquer coisa eu tenho uma pergunta sobre a qual eu gostaria que você refletisse:

Você já perdeu alguma vez na vida? Pode ter sido alguém, alguma coisa, um emprego, a hora...

Mas você já perdeu alguma coisa que realmente fez falta?

Obviamente você vai responder que sim. Todos nós já perdermos algo de extremo valor algum dia.

Mas o que eu quero realmente é que você feche os olhos e pense nessa perda, pense em como você se sentiu. Onde isso doeu e onde ainda dói eventualmente. Como você se sente a respeito desse sentimento que surge? Como você lida com a perda?

Infelizmente nós somos moldados a não aceitar a perda. A não sentir todas as faces desse sentimento. Somos ensinados a ganhar sob qualquer custo ou então a ignorar o sentimento que surge quando perdemos.

Quem nunca ouviu da mãe: "Pára de chorar menino!"?
Quem nunca ouviu dos amigos: "Não sofre não, ele(a) é que não merecia você!"?

É de fato muito mais fácil passar esse cálice, enxugar as lágrimas e continuar vivendo uma felicidade mascarada de quem nunca perdeu nada. Mas, pense bem, isso é bom?

Eu gosto muito do texto do começo desse post. Principalmente da parte que diz que é exatamente nesses momentos de perda que nossa visão clareia. São nesses momentos que a gente deve buscar significados dentro de nós.

Perder alguma coisa, e poder entender o porque a falta daquilo nos faz sofrer, diz muito sobre o que nós somos e sobre como encaramos a vida. Na minha opinião, perder está estreitamente relacionado à adquirir novos sentidos sobre nós mesmos. É uma clara chance de nos ressignificarmos e adquirir novas experiências.

Mas se continuarmos a viver como se fosse errado perder, como se fosse errado sentir o peso da perda, vamos acabar vivendo de forma menos profunda, menos intensa. Faz parte do jogo não ganhar sempre.

Então não tenha medo de perder! Isso também faz parte do "bolo da vida". Apesar de não ter exatamente o gosto que você gostaria que tivesse, vai lá! Degusta esse pedaço de bolo até a última migalha!

Nós não vamos ganhar sempre, isso é impossível. Então aproveite esse momento e use ele a seu favor! Dê-se a liberdade de sofrer pelo que é sofrível e se reconstrua rumo a uma felicidade mais completa, verdadeira e intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário