segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Qual o seu eletrochoque?


Já faz um tempo que não escrevo. Confesso que estou passando por um pequeno bloqueio criativo, mas acho que isso deve ser algo normal.

Na verdade as ideias continuam na minha cabeça, mas cada vez que eu abro a página para escrever parece que tudo some. Mas eis que hoje achei um combustível e as ideias se organizaram (Eba!).

Eu estava vendo um vídeo no TED sobre como o cirurgião Sherwin Nuland superou a depressão através do eletrochoque (link aqui). A experiência dele foi incrível, mas o que realmente desencadeou meu processo criativo foi a mensagem que ele passa ao final.




Para quem não assistiu o vídeo a mensagem no final é simples: não importa o que você faz ou quantos anos tenha, coisas ruins acontecem e muitas vezes essas coisas fazem com que você saia fora do eixo, mas "existe recuperação, existe redenção e existe ressurreição."

Já vivi com pessoas com depressão e sei como os pensamentos no meio das crises podem ser destrutivos. Mas até então, a depressão é uma doença relacionada aos neurotransmissores e às células nervosas e tem remédios, terapias e tratamentos que ajudam no controle da doença. Ao contrário do que se pensa a depressão não é desencadeada por pensamentos negativos, mas ela causa esse tipo de pensamento.

Então, a menos que você tenha depressão, a causa dos seus pensamentos negativos é você e a visão que você tem da vida e de si mesmo. Afinal, todos passam momentos ruins, isso é inevitável! Faz parte da vida. Mas a diferença é a forma como você encara cada um desses momentos.

Uma das coisas mais impressionantes que eu aprendi é que você é responsável pela forma como você se sente e isso está estritamente relacionado com o que você pensa. E depois que eu comecei a prestar atenção em como eu me sentia em relação a tudo o que acontecia eu comecei a mudar minha forma de pensar.



Ter esse pensamento é extremamente poderoso! Antes muita coisa me irritava ou me deixava triste, as vezes até causando um certo tipo de pensamento destrutivo e autodepreciativo. Hoje eu aprendi que coisas ruins acontecem o tempo todo.

Ficar preso em congestionamento. Ser demitido. Ser chutado pelo amor da sua vida. Descobrir uma doença grave. Ser criticado. Perder alguém importante. Tudo isso pode nos deixar muito tristes ou, dependendo da visão que já temos de nós mesmos e da vida, nos colocar num buraco sem fundo.

Mas daí, frente a essas situações, todos temos basicamente dois caminhos: ou você se afunda em meio aos seus pensamentos negativos ou se dá um eletrochoque, bola pra frente e vamos pra próxima.

Não pense que é assim tão fácil como ler esse texto. É preciso MUITA prática pra que as coisas, logo de cara, fiquem bem. Tem muitas situações que me abalam muito, e isso é plenamente normal e faz parte passar por situações assim, é a visão realista da coisa toda. Mas logo o meu eletrochoque (leia visão otimista) entra em cena e eu sei que tudo vai ficar bem.

Uma coisa que pode ajudar é arrumar algo que desencadeie esse "eletrochoque". Pra mim é fechar os olhor e respirar bem fundo e dizer pra mim mesma que está tudo ok. Se você já leu o livro "O lado bom da vida", vai se lembrar que para o Pat a solução era contar até dez enquanto pronunciava hummmmm. Então encontre algo que vai fazer seus pensamentos focarem em algo bom.

Não deixe seus pensamentos te fadarem ao fracasso e não deixe sua mente apertar o botãozinho da auto-destruição. Há jeito pra tudo nessa vida (até mesmo pra morte, assim como aqueles que acreditam em vida eterna!). Então não perca sua vida pensando no que foi que você fez de errado ou no que as pessoas vão pensar ou então em como você vai sair dessa situação infernal!

Pensamentos positivos, fé e foco! A felicidade mora logo ali...

Nenhum comentário:

Postar um comentário