quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

STOP - MUDE!

Bleeding Out by Imagine Dragons on GroovesharkJá sabe né? É só dar o PLAY!


Esses dias eu assisti ao vídeo "Sua Linguagem corporal molda quem você é", um talk da Amy Cuddy para o TED (link aqui).

E uma frase que ela diz quase no fim do vídeo me marcou muito:



E eu poderia parar por aqui. Acho que só dessa frase já se pode concluir muita coisa. Mas eu comecei a pensar em como poderia aplicá-la na minha vida. Quais atitudes que eu tenho que não me agradam e, caso eu as mudasse, poderiam mudar meu comportamento e consequentemente meu destino.

Daí que concluí que sou péssima com prazos. Ou deixo tudo para a última hora ou perco o foco, o que acaba me atrasando. E decidi mudar isso. Ainda não sei muito bem como vai ser, afinal decidi isso ontem, mas VAI SER!

E comecei a pensar em coisas que poderiam me ajudar. Daí lembrei de uma ferramenta do coaching que me ajudou MUITO a manter o foco durante minhas pesquisas do TCC: a STOP.

Tim Gallwey, o pai do coaching, apelidou a STOP como a mãe das ferramentas. Ela é utilizada para fazer com que você tome consciência do seu comportamento e faça uma escolha racional, principalmente acerca daquilo que precisa ser feito.

A aplicação dela é feita em quatro passos básicos.



A ferramente consiste em, basicamente, parar o que se está fazendo, pensar no que se está fazendo, reorganizar (o pensamento, o meio, as atitudes) e finalmente proceder de forma mais racional.

Pra mim sempre foi uma forma de me reorganizar mental e espacialmente. No período do TCC eu sempre usava esse método para organizar meu espaço e minha mente.


Sempre que perdia o foco eu:
1º - Parava tudo o que eu estava fazendo
2º - Pensava no que era importante para continuar meu trabalho
3º - Me organizava (fechava facebook, sites, e-mail, desligava telefone)
4º - E continuava meu trabalho de forma mais planejada e racional, focando no que era essencial.

Sempre deu certo. MUITO certo, aliás! Mas esse era um STOP pequeno. Agora vou começar a aplicar de uma forma mais ampla, visando mudar meu comportamento de não entregar as coisas nos prazos. Assim, quem sabe, eu consigo mudar algumas coisas no meu destino.

Vamos ver no que vai dar...

E você, vai tentar parar e mudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário